GRUPO POSITIVO

O Instituto Positivo faz parte da história de um dos principais grupos de educação do Brasil, o Grupo Positivo, que desde 1972 vem desenvolvendo uma trajetória de superação e ousadia, alicerçada em quatro valores fundamentais: o saber, a ética, o trabalho e o progresso.

 

UMA MISSÃO GUIADA POR VALORES

MISSÃO
Trabalhar para a formação de um ser humano melhor, capaz de construir um mundo melhor. Atingir este ideal pela educação integral e inovação tecnológica, tendo como base de ação os princípios do saber, da ética, do trabalho e do progresso.

O Saber foi o direcionador do sonho de promover a educação de qualidade e se tornar referência na área educacional. O Trabalho, incansável e dedicado, fez do sonho uma realidade. Dessa forma, e sempre guiado pela Ética em todas as suas ações, o Positivo visou ao Progresso da sociedade.

Suas unidades de atuação atualmente compreendem: Colégio Positivo; Curso Positivo; Universidade Positivo; Editora Aprende Brasil; Posigraf; Positivo Tecnologia; Instituto Positivo; e Administração Central.

Instituto Positivo

LINHA DO TEMPO

Confira na linha do tempo alguns dos principais marcos desta trajetória:

loading
  • 1972

    Curso Positivo e Posigraf

    Curso Positivo e Posigraf

    fevereiro 19, 1972

    Um grupo de professores, movido pela determinação e empreendedorismo, desenvolveu um novo padrão em qualidade educacional: o Curso Positivo.

    Para a produção de materiais didáticos com qualidade e agilidade, nasce a Posigraf.

  • 1974

    Colégio Positivo – Ângelo Sampaio

    Colégio Positivo – Ângelo Sampaio

    fevereiro 19, 1974

    Criação do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio voltado ao antigo 2º Grau (atual Ensino Médio)

  • 1977

    Colégio Positivo Júnior

    Colégio Positivo Júnior

    fevereiro 19, 1977

    Fundação do Colégio Positivo Júnior, para atender ao Ensino Fundamental.

  • 1979

    Sistema Positivo de Ensino

    Sistema Positivo de Ensino

    fevereiro 19, 1979

    Nasce o Sistema Positivo de Ensino, dando início também às atividades da Distribuidora Positivo – atual Editora Positivo.

  • 1988

    Faculdades Positivo

    Faculdades Positivo

    fevereiro 19, 1988

    Após 16 anos, o Grupo Positivo amplia sua atuação para o Ensino Superior, com a fundação das Faculdades Positivo.

  • 1989

    Positivo Informática

    Positivo Informática

    fevereiro 19, 1989

    A Positivo Informática nasce no curso de Informática das Faculdades Positivo, fruto do projeto de montagem de microcomputadores voltados ao mercado educacional.

  • 1994

    Tecnologia Educacional

    Tecnologia Educacional

    fevereiro 19, 1994

    A Positivo Informática passa a atuar no mercado de Tecnologia Educacional com o desenvolvimento de softwares educativos.

  • 1998

    Unicenp

    Unicenp

    fevereiro 19, 1998

    As Faculdades Positivo passam a ser o Centro Universitário Positivo, Unicenp, após um decreto assinado pelo presidente da República.

  • 1999

    Jardim Ambiental

    Jardim Ambiental

    fevereiro 19, 1999

    Inauguração do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, para atender aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e também do Ensino Médio.

  • 2000

    Campo Comprido

    Campo Comprido

    fevereiro 19, 2000

    Inauguração do câmpus universitário no bairro Campo Comprido, em Curitiba.

  • 2003

    Reserva Mata do Uru

    Reserva Mata do Uru

    fevereiro 19, 2003

    A Posigraf adota a Reserva Mata do Uru, localizada no município da Lapa (PR). Atualmente a área de floresta é mantida pelo Grupo Positivo.

  • 2008

    Teatro Positivo

    Teatro Positivo

    fevereiro 19, 2008

    Inauguração do Teatro Positivo em comemoração ao aniversário de Curitiba, com a apresentação do tenor espanhol Joseph Carreras.

  • 2012

    Instituto Positivo

    Instituto Positivo

    fevereiro 19, 2012

    Nasce o Instituto Positivo, que potencializa as ações de responsabilidade social das empresas e unidades.

    O Sistema Positivo de Ensino e o Sistema de Ensino Aprende Brasil atingem a marca histórica de 1 milhão de alunos.

  • 2013

    Colégio Positivo Internacional

    Colégio Positivo Internacional

    fevereiro 19, 2013

    O Colégio Positivo Internacional é inaugurado, com foco no ensino bilíngue.

  • 2016

    Joinville

    Joinville

    fevereiro 19, 2016

    Inauguração do Colégio e Curso Positivo em Joinville (SC).

  • 2017

    Londrina

    Londrina

    fevereiro 19, 2017

    Chegada a Londrina (PR), com a Faculdade Positivo Londrina.

    A Positivo Informática muda o nome para Positivo Tecnologia.

  • 2018

    Ponta Grossa

    Ponta Grossa

    fevereiro 19, 2018

    Chegada das sedes do Colégio Positivo, Curso e Universidade a Ponta Grossa (PR).

    Certificação da Universidade Positivo e Colégio Positivo com o selo “Melhores Empresas Para Trabalhar”, pela Great Place to Work (GPTW).

    A Associação Maria Amélia (CEI Maria Amélia) passa a integrar as ações sociais do Grupo Positivo, sob gestão do Instituto Positivo.

  • 2019

    Great Place to Work

    Great Place to Work

    fevereiro 19, 2019

    A Editora recebe também o selo “Melhores Empresas Para Trabalhar” do GPTW (Great Place to Work®).

    A Arco Educação adquire a operação voltada para a área particular da Editora Positivo, incluindo soluções de ensino, literatura, dicionários e demais produtos com esse foco.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Guiado por valores sólidos, o Grupo Positivo trabalha alinhado à sua política de responsabilidade social, com foco na educação, na inclusão social e na conservação ambiental.

Responsabilidade social: compromisso com a inclusão social

Membro do Grupo Positivo, o Instituto Positivo é responsável pela gestão do investimento social, tendo como foco a melhoria da qualidade da educação pública brasileira, por meio do incentivo ao Regime de Colaboração.

Além do trabalho desenvolvido diretamente pelo Instituto, o Grupo Positivo apoia outros projetos voltados para a educação de jovens e adultos:

  • O Cursinho Solidário, prepara de forma gratuita vestibulandos da rede pública ou que usufruíram de bolsas integrais em escolas particulares.
  • O concurso de bolsas do Colégio Positivo e do Curso Positivo oferece descontos na mensalidade para os alunos que conquistam pontuações de destaque.
  • O Instituto Compartilhar (do técnico e medalhista Bernardinho) recebe patrocínio do Grupo e, por meio de uma metodologia própria, oportuniza a crianças e adolescentes, prioritariamente estudantes de escolas públicas, a prática do esporte de forma divertida ao mesmo tempo em que aprendem valores essenciais para a sua formação.
Instituto Positivo
Instituto Positivo

Meio Ambiente: compromisso com a conservação

Temos como objetivo a construção de uma sociedade mais sustentável e responsável. Para atingir este ideal, adotamos medidas de monitoramento e redução de impactos negativos ao meio ambiente. Ao começar por nossas sedes, padronizamos processos ambientais por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas unidades.

Com foco na conservação da biodiversidade, nosso Programa de Adoção de Áreas promove o apoio à área remanescente da Floresta com Araucárias Reserva Mata do Uru, que além de abrigar espécies ameaçadas de extinção também é campo para pesquisas acadêmicas e ações de educação ambiental abertas à comunidade.

Os programas desenvolvidos em prol da responsabilidade ambiental levaram as unidades do grupo a certificações de reconhecimento internacional. A Posigraf foi a primeira indústria brasileira a ser nomeada pela Certificação LIFE (Lasting Initiative for Earth – Iniciativa Duradoura para a Terra), que reconhece ações de conservação ambiental com base nos impactos e porte das empresas. Já o Colégio Positivo Internacional é a primeira e única escola do Brasil nível ouro em construção verde, com a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Schools.