Você percebe desafios semelhantes nos municípios de sua região, que poderiam ser vencidos com mais facilidade por meio de ações conjuntas? Em seu município, existem boas práticas que, se compartilhadas, podem auxiliar outras redes de ensino na região? Se as suas respostas forem positivas, talvez seja a hora de pensar em estratégias de gestão em rede, capazes de fortalecer a troca de experiências. E para isso, que tal implantar um ADE?

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) é um mecanismo que promove a união de municípios de um mesmo território em torno de um objetivo comum: a melhoria da Educação pública da região. Por meio do ADE, é possível otimizar recursos técnicos, financeiros e políticos, em uma atuação articulada capaz de fortalecer principalmente os municípios de pequeno e médio porte. 

As experiências dos Arranjos já existentes comprovam que o mecanismo contribui para que as secretarias e diretorias de Educação dos municípios possam ter maior capacidade de defesa e argumentação sobre seus projetos, além de representar uma perspectiva de continuidade para os mesmos, garantindo melhorias efetivas na qualidade do aprendizado dos alunos.

Meu grupo está disposto a trabalhar em colaboração?

Para implantar um ADE é preciso olhar com cuidado para a relação entre as pessoas, já que se trata de uma iniciativa com adesão voluntária. Para a colaboração acontecer de fato, o grupo precisa estabelecer e fortalecer a confiança. Por isso, é fundamental promover momentos iniciais para mobilizar e sensibilizar os membros do grupo. Mesmo depois de consolidar o Arranjo, é importante prever um tempo de qualidade para criar vínculos ainda mais fortes. Lembre-se: o alicerce principal de um ADE é a colaboração entre as pessoas. 

Conhecendo as potencialidades dos Arranjos e valorizando as relações interpessoais, o grupo certamente terá motivação para dar continuidade ao trabalho. Com a união de esforços e a cooperação mútua entre os municípios, a Educação do território colherá bons frutos no médio e longo prazo.

ebook instituto positivo

Baixe o e-book “Arranjos: descubra por que é uma boa ideia implantar na sua região” e confira as principais vantagens de implantar o mecanismo.