Missão

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para atuar na área de investimento social de todo o Grupo Positivo, em favor da comunidade. A principal missão do Instituto – a Educação – comunga com a do Grupo como um todo. Assim, desde 2015, o IP passou a instituir como prioridade de ação o fortalecimento e a melhoria da Educação pública brasileira. Tendo essa premissa como foco, uma das maneiras de tornar esse cenário mais favorável é por meio do Regime de Colaboração, no qual Secretários de Educação podem contar com o apoio e a consultoria de pares próximos para a execução de projetos prioritários.

Uma das maneiras de se trabalhar neste princípio colaborativo, que é previsto na constituição brasileira, é por meio do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). Nessa forma de associativismo territorial, representantes dos Sistemas de Ensino podem reunir integrantes de organizações não governamentais, de empresas privadas, da academia e de organizações que compõem o poder público para, juntos, planejarem e se apoiarem mutuamente em ações estratégicas.

Tendo em vista esses conceitos, o Instituto decidiu trabalhar em duas áreas principais: a implantação dos ADEs e a produção e disseminação do conhecimento sobre o assunto, com o intuito dar maior visibilidade ao compromisso do IP com o Regime de Colaoração.