ADE GRANFPOLIS

Após um criterioso processo de análise e seleção, o primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) implantado com a colaboração do Instituto Positivo foi estabelecido na região leste de Santa Catarina e lançado em julho de 2015, em parceria com a Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).

O ADE Granfpolis abrange 22 municípios: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas. Em 2021, esses municípios somaram 431 escolas públicas municipais, atendendo 102.490 estudantes na Educação Básica, com a participação de cerca de 5.700 professores e 400 gestores educacionais.

Instituto Positivo - Ilustração ADE Granfpolis 1

Em termos de desempenho, o Ideb (Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2019 mostrou que a média dos resultados nos anos iniciais no território foi de 6,34. Para fortalecer o trabalho em rede e melhorar os resultados educacionais da região, os secretários de Educação e suas equipes realizaram um diagnóstico aprofundado e definiram metas prioritárias para o território, incluindo:

  • Instituir, implementar e consolidar o processo em larga escala de “Avaliação Externa Territorial de Aprendizagem Escolar” em todos os municípios participantes, com o objetivo de entender o fenômeno da não aprendizagem.
  • Reduzir a média geral de distorção idade/ano de 12,3% para 8%.
  • Criar opções para implementar 1/3 da hora-atividade para todos os professores nos níveis, etapas e modalidades de ensino.
  • Desenvolver um programa de avaliação institucional para diagnosticar a organização e o funcionamento dos sistemas municipais de ensino.

No ADE Granfpolis, cada participante tem uma função específica dentro da estrutura de governança do programa. O Instituto Positivo atua como facilitador e mentor técnico para a implantação e fortalecimento do Arranjo. A Associação Granfpolis é responsável por articular e mobilizar os municípios de acordo com as fases do ADE. Líderes eleitos atuam como representantes do Arranjo perante outros secretários de Educação, lideranças públicas e parceiros. As secretarias de Educação e suas equipes pedagógicas são os executores, responsáveis pela operacionalização das atividades vinculadas às metas. O ADE Granfpolis também conta com parceiros que podem oferecer apoio técnico ou financeiro, incluindo empresas privadas ou estatais, organizações não governamentais, universidades e movimentos da sociedade civil.

Com essa estrutura, os municípios ganham mais autonomia e empoderamento. Ao se apropriar da metodologia do ADE, eles poderão conduzir o programa ao longo dos anos, mesmo sem a presença do mentor técnico. O objetivo principal desse modelo de governança é que a colaboração seja um elemento chave para alcançar as metas territoriais, promovendo apoio mútuo entre as secretarias de Educação, reduzindo a descontinuidade dos programas e, ao longo do tempo, contribuindo para ampliar a equidade entre os municípios.

Instituto Positivo - Ilustração ADE Granfpolis 3

ADE LITORAL PARANAENSE

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da Educação Pública no estado de origem do Grupo Positivo, o Instituto Positivo iniciou, em 2021, a seleção de um território para apoiar a implantação do primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Paraná. Este processo foi conduzido com critérios técnicos rigorosos, utilizando dados e indicadores públicos analisados por especialistas em estatística, sociologia e Educação, assegurando assim a imparcialidade, a ausência de conflitos de interesse, a transparência e a ética.

O processo, que durou aproximadamente um ano, foi dividido em duas fases. A primeira fase foi quantitativa, envolvendo a análise de mais de oito mil dados e indicadores públicos dos 399 municípios do Paraná. A segunda fase envolveu a escuta ativa de Dirigentes Municipais de Educação (DMEs), com o objetivo de entender a dinâmica regional e a atuação das associações de municípios locais, observando o nível de colaboração já existente no território.

A Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) foi selecionada para receber apoio técnico do Instituto Positivo no desenvolvimento do novo ADE pelo período mínimo de três anos. Em 2024, o ADE Litoral Paranaense está formado pelos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá.

Após a fase de implantação e sensibilização do território, o primeiro ADE do estado do Paraná deu passos significativos em direção à criação de um plano de ação coletivo com o objetivo principal de aprimorar a qualidade pedagógica e melhorar os indicadores educacionais do território. Para atingir este objetivo, foram definidos dois eixos de atuação: o fortalecimento do ensino em Língua Portuguesa e Matemática, e o apoio à gestão pública. Cada um desses eixos se desdobra em projetos cuidadosamente planejados para alcançar as metas estabelecidas.

Com este esforço conjunto, o ADE Litoral Paranaense busca criar um impacto duradouro e positivo na Educação Pública da região, demonstrando o poder da Colaboração Intermunicipal na construção de um futuro melhor para todos.