PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO
Acreditamos que o Regime de Colaboração Intermunicipal é o caminho para superar os desafios da qualidade da Educação Pública brasileira e reduzir as desigualdades de aprendizagem. Esse modelo também fortalece e qualifica as capacidades da gestão administrativa e pedagógica das Secretarias de Educação. Por isso, o Instituto Positivo apoia o surgimento e a continuidade de territórios colaborativos que atuam como Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) – mecanismo que une municípios de pequeno e médio portes de uma mesma região para que trabalhem juntos em metas para melhorar a qualidade da Educação Pública.
Para promover e disseminar amplamente as informações sobre o Regime de Colaboração Intermunicipal, o Instituto Positivo criou em 2017 a área de Produção e Disseminação de Conhecimento. Com base na experiência adquirida no apoio às implantações do ADE Granfpolis e do ADE Litoral Paranaense, e no conhecimento sobre os demais ADEs ativos no Brasil, essa área desenvolve estudos, pesquisas e dissemina conteúdos relevantes sobre o tema em todo o país. Esse trabalho ajuda a promover reflexões e aperfeiçoar a política pública nacional, permitindo que gestores públicos conheçam os modelos de Regime de Colaboração Intermunicipal existentes no país e avaliem a viabilidade de implantação em seus territórios.
Em nossa atuação nacional, desenvolvemos um trabalho de articulação da rede formada por todos os ADEs implantados no Brasil, os ADEs do Brasil, promovendo constantes trocas de informações e experiências. Além disso, atuamos com advocacy, contribuindo nos âmbitos Executivo e Legislativo para fortalecer as políticas públicas de educação e ampliar a legitimidade dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação.