PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO
Em 2025, o Instituto Positivo (IP) dá um novo passo em sua trajetória de impacto social: passa a atuar também no incentivo à leitura. A iniciativa acompanha o novo posicionamento institucional do IP, que acredita na leitura como ferramenta de transformação individual e coletiva. Desde o final do ano passado, o Instituto tem se debruçado sobre o tema, realizando pesquisas e conhecendo experiências de outras instituições que atuam nesse campo. O objetivo é entender quais estratégias são mais eficazes para estimular o hábito de leitura entre diferentes públicos. A nova frente se soma às ações já consolidadas em educação e fortalecimento da gestão pública, ampliando o alcance e o propósito do Instituto. Confira a seguir o manifesto assinado pelo IP junto aos Colégios da Rede Positivo.
Manifesto pela Leitura Transformadora
Por uma Escola que Lê, Educa e Transforma
Nós do Instituto Positivo e dos Colégios da Rede Positivo acreditamos que a leitura é uma atividade poderosa para o aprofundamento cultural e para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
O hábito da leitura é imprescindível tanto como ferramenta acadêmica quanto como fonte de estímulo à criatividade e ao pensamento crítico. Diversos estudos científicos demonstram que leitores competentes se tornam estudantes de sucesso, com inteligência geral mais desenvolvida.
Além disso, a leitura proporciona momentos de lazer e contribui para a ampliação de competências cognitivas, como o aumento da capacidade de concentração, da compreensão textual e da expressão escrita. O impacto positivo da leitura, sobretudo a literária, vai além do desempenho escolar, promovendo também o desenvolvimento da empatia, pois a transposição para os personagens das histórias amplia a capacidade de compreender diferentes pontos de vista e realidades.
Nosso Compromisso:
1. Horário de Leitura para Todos os Estudantes
Assumimos o compromisso de incluir um tempo dedicado à leitura em nossa rotina escolar. Será um momento de tranquilidade e concentração, no qual cada estudante poderá descobrir o prazer de ler pelo simples ato de ler.
2. Incentivo à Leitura por Prazer
Nosso objetivo é cultivar o gosto pela leitura como uma atividade prazerosa, não como uma obrigação. Queremos que nossos alunos, ao entrarem em contato com diferentes estilos literários, descubram novos mundos, personagens e emoções. A leitura deve ser uma porta aberta para a curiosidade, proporcionando experiências únicas e enriquecedoras.
3. Redescoberta da Leitura Literária
Incentivamos a leitura literária como uma forma de aprimorar a comunicação e expandir o vocabulário. A literatura nos oferece construções semânticas e sintáticas que desafiam nossos leitores a compreender e produzir textos mais complexos, além de desenvolver uma visão mais ampla e crítica do mundo. A leitura literária também impulsiona o pensamento criativo, essencial para a inovação e resolução de problemas.
4. A Importância da Leitura para a Escrita e o Avanço da Inteligência Artificial Generativa
A prática constante de leitura ajuda a desenvolver a clareza e a fluência na escrita, uma competência crucial, especialmente ao interagir com tecnologias como a Inteligência Artificial Generativa. Aqueles que dominam a escrita serão capazes de aproveitar a IA a seu favor, criando conteúdos mais eficazes e autênticos.
5. O Papel da Família na Formação de Leitores
A formação de leitores começa no ambiente familiar. Pais e responsáveis têm um papel fundamental em criar um espaço propício à leitura, seja escolhendo bons livros, seja participando de leituras compartilhadas. O exemplo é a chave: nossos filhos não nos ouvem apenas, eles nos observam. Ao verem os pais engajados na leitura, as crianças e jovens interiorizam essa prática e passam a valorizá-la em sua rotina. O ato de ler juntos fortalece o vínculo familiar, contribui para a construção de memórias afetivas e favorece o desenvolvimento cognitivo e emocional dos filhos.
6. O Papel dos Professores como Incentivadores da Leitura
Nossos professores, como incentivadores e formadores do hábito de ler, desempenham um papel crucial no desenvolvimento do gosto pela leitura entre os estudantes. São agentes motivadores, criadores de um ambiente propício à leitura e facilitadores de experiências que tornam o ato de ler prazeroso e significativo.
7. A importância da leitura para o desenvolvimento da atenção e concentração
O ato de ler exige atenção e concentração, habilidades que se tornaram escassas em um contexto no qual somos consumidos pela distração e o excesso de estímulos. Ao proporcionar momentos de leitura, ajudamos nossos alunos a desenvolver essas competências.
8. A Leitura na Comunidade
Entendemos que nossas ações devem ultrapassar as paredes da sala de aula e atingir toda a comunidade em que estamos inseridos. Para isso, promoveremos o incentivo à leitura entre estudantes e todos os nossos colaboradores, fortalecendo socialmente a leitura.
Um Apelo à Comunidade
Este manifesto não é apenas uma declaração de intenções; é um chamado para toda a nossa comunidade escolar e local. Pedimos aos estudantes que aceitem o desafio de descobrir novos mundos por meio dos livros, às famílias que abracem o momento de leitura como parte da rotina diária, aos professores que inspirem o amor pelos textos, e à comunidade que se una a nós nessa jornada, colaborando para que a leitura seja uma prática comum e valorizada em nosso entorno.
Acreditamos que, ao unir esforços, podemos formar leitores críticos, capazes de pensar de forma independente e de se engajar com o mundo de maneira profunda e significativa. Queremos formar uma geração que não apenas saiba ler, mas que deseje ler e, com isso, transformar a si mesma e o mundo ao seu redor, ampliando esse impacto para além da escola e fortalecendo nossa comunidade.
Assinado,
Instituto Positivo e Colégios da Rede Positivo
REGIME DE COLABORAÇÃO INTERMUNICIPAL
Acreditamos que o Regime de Colaboração Intermunicipal é um caminho para superar os desafios da qualidade da Educação Pública brasileira e reduzir as desigualdades de aprendizagem. Esse modelo também fortalece e qualifica as capacidades da gestão administrativa e pedagógica das Secretarias de Educação. Por isso, o Instituto Positivo apoia o surgimento e a continuidade de territórios colaborativos que atuam como Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) – mecanismo que une municípios de pequeno e médio portes de uma mesma região para que trabalhem juntos em metas para melhorar a qualidade da Educação Pública.
Para promover e disseminar amplamente as informações sobre o Regime de Colaboração Intermunicipal, o Instituto Positivo criou em 2017 a área de Produção e Disseminação de Conhecimento. Com base na experiência adquirida no apoio às implantações do ADE Granfpolis e do ADE Litoral Paranaense, e no conhecimento sobre os demais ADEs ativos no Brasil, essa área desenvolve estudos, pesquisas e dissemina conteúdos relevantes sobre o tema em todo o país. Esse trabalho ajuda a promover reflexões e aperfeiçoar a política pública nacional, permitindo que gestores públicos conheçam os modelos de Regime de Colaboração Intermunicipal existentes no país e avaliem a viabilidade de implantação em seus territórios.
Em nossa atuação nacional, desenvolvemos um trabalho de articulação da rede formada por todos os ADEs implantados no Brasil, os ADEs do Brasil, promovendo constantes trocas de informações e experiências. Além disso, atuamos com advocacy, contribuindo nos âmbitos Executivo e Legislativo para fortalecer as políticas públicas de educação e ampliar a legitimidade dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação.
