Entre os inúmeros desafios trazidos pela pandemia está a continuidade das ações. Pensando nas novas necessidades da Educação e aliando-se aos recursos tecnológicos disponíveis, o ADE Chapada Diamantina e Regiões está seguindo um planejamento norteado pela necessidade de manter o que foi construído nos mais de 20 anos de trabalho colaborativo.
A fim de entender as necessidades dos municípios, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), parceiro técnico do Arranjo desde sua implantação, iniciou a construção do plano estruturando uma coleta de informações com secretários e equipes técnicas. O levantamento, iniciado em abril, identificou diferentes contextos no território. Em alguns municípios já existiam iniciativas de atividades remotas, com a utilização de diversas ferramentas, como rádios locais e WhatsApp. Por outro lado, algumas redes municipais careciam de estratégias articuladas e claras.
A partir do mapeamento e da diversidade de contextos, o Icep decidiu trabalhar em formas de apoiar os municípios e fortalecer a cultura da colaboração no Arranjo. “Junto com os municípios, traçamos um plano de formação emergencial on-line. Demos início com a formação das equipes técnicas pedagógicas das secretarias, pessoas com maior responsabilidade na articulação com a rede. Percebemos o quanto eles estavam ansiosos para ouvir tudo o que esse grupo estava desenvolvendo. A troca de experiências foi alinhando os processos no território”, explica Janara Oliveira, coordenadora pedagógica do Icep.
Logo depois dos encontros, as ações do território foram ganhando mais uniformidade. Neste processo, a experiência de cada um dos profissionais foi fundamental para que os outros pudessem observar e trocar materiais. Atualmente, a maioria dos municípios está envolvida em ações, fazendo o possível para atingir, em totalidade, os estudantes do território.
A segunda fase do planejamento de formações vai alcançar também diretores e coordenadores pedagógicos que atuam dentro das escolas. Assim como as formações com as equipes de secretaria, serão feitos debates com base no contexto atual, sem deixar de lado o referencial curricular construído para o território do Arranjo.
Ainda na intenção de apoiar os municípios, o Icep, com o apoio da Bracell, desenvolveu lives e vídeos com conteúdos específicos para esse momento, mas que também servem para serem estudados posteriormente. “As lives discutiram temas como equidade em tempos de pandemia, alfabetização e diálogo com os familiares. Os vídeos trouxeram reflexões sobre a importância da leitura em cada um dos ciclos escolares”, afirma Janara.
Por fim, o Instituto também está buscando apoiar as secretarias na valorização e na manutenção do bem-estar dos profissionais da Educação. “Neste momento, buscamos garantir aquilo que é nossa célula principal, que é o processo de colaboração”, finaliza a coordenadora pedagógica.